Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (1516 votos)





Ultimas Atualizações

(Clique nos links abaixo para vizualizar)

________________________

Inicio



Total de visitas: 365870
2° Domingo da Quaresma
2° Domingo da Quaresma

Homilia do Segundo Domingo da Quaresma – 16/03/2014

     Amados irmãos e irmãs, Abraão o pai da fé, sai do seu lugar, deixa seu comodismo, deixa sua estabilidade, vai e prega onde o senhor seu Deus mandar, assim, o Senhor nos chamou a olhar o pai da fé, e neste domingo, o 2° domingo da quaresma, a igreja nos faz pensar como está a nossa fé, como está a nossa vida, estabilizada no Senhor? Como é que temos vivido essa fé, proclamado esta fé, afirmado esta fé? A fé não é só um sentimento ou sentimentalismo, mas a fé é a expressão que se abre a fé não é só algo externo, mas é a fé que se revela, é sair da sua terra, sair da sua casa, é ir para onde o Senhor guiar. Claro que todos viram a fé de Abraão! Deixamos que todos vejam, percebam a nossa fé? As pessoas têm visto a sua fé? Revelada nos seus atos? Nos seus pensamentos? Naquilo que você fala e do que você vive? Suas palavras são palavras de uma pessoa de fé? Sua vida é uma vida de alguém que tem fé? Que faz com que você proclame com o longo dos seus dias a fé?


     Pensemos, repensemos, atualizemos esta verdade em nós, nós não somos chamados a professar a fé só? Somos chamados a penetrar nossa fé com atos; Os nossos vizinhos, nossos amigos de trabalho, da faculdade ou da escola, precisam reconhecer “Aqui está um homem de fé”, mas às vezes a gente vai se deixando levar por um comportamento pagão, diante dos outros, para não sermos criticados, para não sermos mal vistos; a causa de mil coisas que não são corretas. Ao pensarmos um pouco irmãos, a fé de Abraão foi vista por todo o povo, e quantos se converteram pela fé? Por isso não se omita na fé, não se esconda na fé, mas viva e demonstre a sua fé, atualize com os seus gestos com o seu testemunho, atualize aquilo que você é, a sua fé, demonstre a sua fé, o mundo está sedento de homens de fé, de pessoas que vençam suas dificuldades humanas, demonstre a sua fé! Quando nós renascermos na fé, veremos o quanto podemos mudar e atualizar a nossa vida e quanto podemos contribuir para a qualidade da vida das pessoas. Então o chamado inicial para este domingo, segundo domingo da quaresma, é a prática da fé, a vida que há de vir, e ali é interessante aprofundar a leitura, no qual autor vem dizer “somos chamados”, temos uma obrigação, somos chamados a sofrer com Cristo, a sofrer por causa do evangelho, a estar na intimidade com todo o mistério da salvação. E se nós vivermos a fé e formos perseguidos, é por amor ao evangelho, mas não podemos deixar de cumprir a nossa missão.


     Se nós não vivermos a fé, se formos conquistados na Fe, não precisamos de caprichos ou vã-gloriar-nos, precisamos ter a consciência de que estamos sofrendo pela causa do evangelho, unidos ao evangelho, unidos ao Cristo, e o que precisamos fazer? Continuar firmes na nossa missão, você tem uma missão, você tem uma vocação, você tem um chamado, você tem um convite de Deus Pai, como um convite para sua vida. Porque Deus está te chamando? Porque Deus está te convidando? porque Ele está falando com você? Aonde Deus espera? Qual é a terra que você tem plantado? Qual é a casa que você tem vivido? Para onde o Senhor está te guiando? Para onde o Senhor está te conduzindo? Para onde o Senhor está te mostrando o caminho acertado? Pense e reflita, atualize a sua vida e sua esperança, sua experiência de fé e amor; reflita, reflita com toda a sua consciência, qual é o teu chamado missionário? Qual é a tua missão? Onde o Senhor tem convidado a ir, para onde Cristo te impulsiona? Jesus, o Deus do amor, espera você no Tabor da sua vida, no tabor Deus se revelou aos apóstolos, aqueles três apóstolos, e ali apareceram Moisés e Elias, a lei e o profeta, e ali Deus mostrou a sua grandiosidade, se revelou aos três. Qual é o tabor da sua vida? Onde é que Deus deseja se revelar a você? Onde é que Deus deseja mostrar a profundidade do seu amor por voce? Onde é que Deus deseja mostrar um pouquinho de sua dor? Onde Deus deseja falar com você? O que é que Deus quer fazer com você, na sua historia no seu coração?


     Irmãos, Deus deseja mostrar o profundo amor que tem por você, Deus deseja iluminar o seu viver, conduzir você a esta experiência de intimidade e de amor. Onde é o seu tabor? Onde é que Deus quer falar? O que Ele quer falar? E como Ele quer falar com você? Deus não é um Deus mudo, nem surdo, Deus é um Deus que fala e se comunica que está presente é vivo, quantas pessoas da terra percebem Deus e não se comunicam, ou só se comunicam pelas coisas, não, Deus fala através delas, das leituras, Deus fala no próprio coração, na nossa mente, Deus comunica o seu amor, mas é preciso fazer a experiência da obediência, os apóstolos viram sua preciosidade, Pedro queria construir tendas, mas o Senhor disse NÃO, de repente uma voz diz: “Meu filho escutai”. Descobrir sua missão, obedecer à voz de Deus, obedecer ao chamado, obedecer ao convite da humildade, obedecer aquilo que Deus quer de você. Somos todos hoje convidados a experimentar esta bondade de Deus entre nós, esse amor que Deus tem por nós, que nós clamamos de maneira tão profunda no salmo de hoje, “...Que venha entre nós Senhor sua luz, sua misericórdia, seu amor, sua bondade, que venha sobre nós Senhor o seu olhar, seu desejo para mim...”. Busquemos isto, enquanto damos passos, neste tempo de construção do seu reino, que a exemplo do nosso testemunho, também do nosso chamado, da nossa vocação, o desejo de Deus aconteça em nossa vida.


Que Deus abençoe e dê um santo e abençoado domingo a todos!
Pe. Geovane