NOSSA HISTÓRIA
Em 25 de maio de 2002 chegou ao Complexo da Maré, na Nova Holanda um neo-sacerdote chamado Padre Geovane Ferreira Silva, com 24 anos de idade e alguns dias de padre, já que foi ordenado no dia 01 de maio do mesmo ano. Sua alegria atraiu muitas pessoas, e muitos jovens sentiam a necessidade de servir ao Senhor, dedicando-se totalmente a Ele.
Deus havia inspirado o Padre a fundar uma comunidade religiosa, porém ele sabia que precisava rezar muito para saber se era a vontade de Deus, assim guardava esse desejo em seu coração, pois sabia que tudo tem seu tempo e que seria o Espirito Santo que lhe conduziria. Começou a surgir muitas vocações, sendo assim, o Padre encaminhava os rapazes para o Seminário São José ou alguma Ordem que se identificassem e as moças para conhecer algumas Congregações que lhes agradasse.
De maneira espontânea, quase que “sem querer”, no ano de 2004 alguns jovens passaram a se reunir juntamente com o Padre para orar. Rezavam o rosário e depois era feito um momento de experiência de oração, pedindo os dons e carismas do Espírito Santo (algo muito comum em Grupos de Oração), conforme a espiritualidade kerigmática, sendo uma forte característica daqueles que estavam reunidos. Era habitual buscar momentos de partilha, de lazeres, de fraternidade buscando estar juntos sempre que lhes era possível. A Comunidade teve início de maneira natural, simplesmente foi acontecendo e era bom, momentos únicos, pois a união fazia toda diferença e outros iam se juntando querendo viver essa forma de vida. Além de momentos internos em comum, aconteciam também as atividades externas, a evangelização nas ruas, como grupos de oração e ida aos locais que se vende drogas (popularmente conhecido como “bocas de fumo”).
Portanto, com a orientação do então Bispo responsável pelos Institutos de Vida Consagrada da Arquidiocese do RJ, Dom Wilson Tadeu, no dia 23 de setembro de 2004 (comemoração litúrgica de nosso Baluarte, São Padre Pio) foi oficialmente fundada a Comunidade Preciosa Vida, uma família religiosa que contempla a busca da vivência cristã na missão evangelizadora da Igreja, tendo por carisma a reinserção daqueles que se encontram a margem da sociedade, e a oração e o acolhimento aos sacerdotes. Este carisma, dom de Deus, recebido pelo Fundador traz em si, uma graça particular para aqueles que buscam vivê-lo, pois lhes convida a um comprometimento de seguir a Sagrada Escritura, como ensina São Paulo “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós” (II Tim 1,13-14).
O Instituto Preciosa Vida tem 11 anos de existência e atualmente conta com quatro casas masculinas e três casas femininas na Arquidiocese do Rio de Janeiro, tendo no ramo masculino 14 religiosos e no ramo feminino 12 religiosas. O ramo dos Oblatos e Oblatas é composto por 32 leigos que seguem o carisma Preciosa Vida. Essa Família Preciosa compreende que sendo Deus o princípio e consumação de todas as coisas, eleva a Ele suas intenções e preces, pois somente pela graça e por amor ao Reino é que se dá a alegria de trabalhar em Sua obra.
"Há mil portas para entrar neste jardim e cada um tem que encontrar a sua".
(Padre Geovane)